Categorias
Outros

MDB denuncia prisões de seus membros em São Paulo

MDB DENUNCIA PRISÕES DE SEUS MEMBROS EM SP

Do Serviço Local
e das Sucursais

O Departamento Estadual de Juventude do MDB divulgou ontem, em nota oficial, a relação de nomes de seus integrantes presos nos últimos dias, sem o cumprimento das formalidades legais, fatos que chegaram ao seu conhecimento por intermédio de familiares e de amigos dos presos. A lista – com 15 nomes – é complementada por 17 outros nomes

de pessoas presas nos últimos dias, e cujas detenções foram comunicada às Auditorias Militares, e mais 33 nomes de pessoas que se encontram presas há vários dias, a maior parte dos quais já foi divulgada.

Os integrantes do MDB detidos nos últimos dias, segundo a nota do Departamento de Juventude do Partido, são: Ruben Severian Loureiro, Sérgio Azevedo Fonseca, Lenita Nobuko Yassuda, jornalista Ricardo de Moraes Monteiro, Luís Guilherme de Moraes Monteiro, jornalista Paulo Sérgio Markum, jornalista Diléa Markum, todos membros da Juventude do MDB de São Paulo; David Capistrano da Costa Filho, membro da Juventude do MDB em Campinas; Miguel Treffault Urbano Rodrigues, estudante de Biologia na USP; professor Benauro Roberto de Oliveira; arquiteta Cristina de Castro Mello; jornalista Luís Paulo da Costa, membro do Diretório do MDB em São José dos Campos; Ubiratan de Paula Santos; jornalista Anthony de Chrysto; e Genivaldo Matias da Silva.

Além dessas prisões, continuam detidas, segundo a nota, as seguintes pessoas: Waldir José Quadros, presidente do Departamento de Juventude do MDB em São Paulo; jornalista Sérgio Gomes da Silva, professor José Salvador Faro, Marisa Saenz Leme, todos membros da Juventude do MDB em São Paulo; Miguel Trujillo Filho, membro do Diretório do MDB em Sorocaba; médico Francisco José Cavalcanti de Albuquerque Lacerda, membro da Juventude do MDB em Taubaté; estatístico José Carlos de Souza Alves; Lázaro de Campos, membro do Diretório de Sorocaba; Aurélio Sabadin, de Sorocaba; Manoel José Constantino, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul e delegado nacional do partido e o vice-presidente José Ferreira; Pedro Daniel de Souza, ex-dirigente sindical, filiado ao MDB de Vila Madalena; Antonio da Costa Gadelha Neto; arquiteto Jafet Henrique de Carvalho; dentista Osmar Gomes da Silva; Ernesto Correa de Mello; médica Eleonora Machado Freire; jornalista Frederico Pessoa da Silva; Simão Lorente; advogada Sonia Maria de Oliveira Morosetti, advogada Sandra Mara Nogueira Miller, Roberto Calland Salles Costa e Álvaro Bandarra, todos de Santos; Luís Martins, presidente da Sociedade Amigos do Jardim Lavinha, em São Bernardo do Campo; engenheiro Fernando Gomes da Silva; José Milton Ferreira de Almeida; Aldo Pedro Dettrich; Gildázio Westin Consensa; Armando Eurico Gomes; Ricardo Felício Mansur; Francisco Vitor Machado; Edwaldo Alves da Silva.

Diz ainda a nota do MDB que foram comunicadas às Auditorias Militares as seguintes prisões ocorridas entre os dias 30 de Setembro e 4 de Outubro: Elzo Ramos Jr., Nivaldo José Costa Miranda, Sebastião Vitorino da Silva, Emílio Bonafante de Maria, Antônio Bernardino dos Santos; Rosa Maria Colombo Faria, Feliciano Eugênio Neto, Fernando J. Dias, Ana Maria Maduro Gonçalves Brandão Dias, Geraldo da Silva Espinosa, Sérgio Martins, Francisco Siedel, Adegildo Justiniano de Paula, José Hortenciao, Isaías Trajano da Silva, Gumercindo Árias Rodrigues e José Ferreira da Silva.

Em Porto Alegre, a Executiva Estadual do Setor Jovem do MDB no Rio Grande do Sul foi convocada ontem, em regime de urgência para examinar a comunicação sobre a prisão dos 15 integrantes do Departamento da Juventude de São Paulo e deverá manter-se em assembléia extraordinária permanente, devido à gravidade do acontecimento.

Outras prisões ocorreram em São Paulo, sem que os familiares das pessoas detidas tenham obtido informações sobre seu paradeiro. Na madrugada de domingo, foi detido em sua residência o médico Francisco Augusto Lemos César. Na tarde de sábado, foi preso também em sua residência o químico José Luís Ganani, professor do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica.

Por outro lado, os alunos da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP reuniram-se em assembléia para discutir a prisão de Ubiratan de Paula Santos, aluno do terceiro ano de Medicina, que além de membro da Juventude do MDB era candidato à vice-presidência do Centro Acadêmico Oswaldo Cruz – e de alguns alunos da Faculdade de Arquitetura.

N. da R. – Luís Paulo da Costa apontado como membro do Diretório do MDB de São José dos Campos é também correspondente do “Estado” nessa cidade.

Também em comunicado distribuído ontem, à Comissão de Justiça e Paz da arquidiocese de São Paulo informou que o professor David Capistrano Filho, não foi preso em Jundiaí, como havia sido noticiado, mas sim na Unidade de Atendimento de Franco da Rocha.

(O Estado de S. Paulo, 21/10/1975)